01/03/2017

Dissecando letras: Nx Zero - Espero a Minha Vez

= Este artigo foi publicado originalmente em 16/02/2010 =


Estava este autor curtindo a vida tranquilo ouvindo "Kafir" do Nile (quem não fica tranquilo com Death Metal Técnico?) e a vizinha colocou a Rádio MIX num volume mais alto que um pio de um leão que acabou de pisar numa pecinha de lego. E eis que tocou uma banda tão boa que todo mundo esqueceu que existe: Nx Zero, a modinha que acabou quando o Cine veio.

A música era "Espero a Minha Vez", uma auto-biografia do vocalista que narrava sua frustração ao ter que esperar pra ser atendido no caixa pra comprar o esmalte Twilight. Ela até tenta ser bonita e poética, até a música é mais calma pra tentar dar aquele clima, mas é tão cheia de clichÊs e frases fáceis que dá pra dissecar CADA FRASE da música. Quer ver só? Então vamos dissecar este último dos reis emo brasileiros.

Nx Zero - Espero a Minha Vez

Se o medo e a cobrança tiram minha esperança
O medo de te espancarem por ser emo e a cobrança que você sofre pra deixar de ser amo tiram sua esperança de graça, porque você não precisa ser emo! Larga desse estilo besta, menino!

Tento me lembrar, de tudo que vivi
Você lembra de todas as coisas que plagiou também?

E o que tem por dentro, ninguém pode roubar
Na verdade, podem! Existe uma coisa chamada tráfico de órgãos, sabia?
E notem que ele falou "tem", sendo que no verso anterior, ele estava falando na 1ª pessoa...

Descanso agora, pois os dias ruins, todo mundo tem
Outro erro gramatical. Como assim OS dias? O certo seria "pois dias ruins"! Só faz sentido se ele estiver se referindo a dias ruins específicos, como os dias em que ele está menstruado.

Já jurei pra mim, não desanimar
Sério? Então por que você ainda é emo??

E não ter mais pressa, pois sei que o mundo vai girar
No próximo hit, o Nx Zero vai saber que a água é molhada! É esperar e ver.

O mundo vai girar
E eu espero a minha vez
Mas o que que tem a ver o movimento de rotação da Terra com você ter pegado o número 126 da fila?!

O suor e o cansaço fazem parte dos meus passos
Você tá sedentário, rapaz! Faz uns exercício aí, vê se faz algo de útil da vida além de chorar.

O que nunca esqueci é de onde vim
Até porque seria impressionante você ter Alzheimer sendo tão jovem.

E o que tem por dentro, ninguém pode roubar
[...]
É a segunda vez que ele canta esse verso, e não reparou que o tempo verbal tá errado!

E eu não tô aqui pra dizer o que é certo e errado
Pelo menos isso, né! Os jovens já seguem tudo que bandas emo fazem, imagina se vocês inventassem de ser formadores de opinião! Pelo menos uma coisa boa vocês fazem, que é calar a boca onde ninguém pediu sua opinião.

Ninguém tá aqui pra viver em vão
Tecnicamente os fãs que vão aos seus shows estão perdendo preciosos minutos de sua vida.

Então é bom valer a pena, então é pra valer a pena, ou melhor não
Ou melhor não??? Você acabou de levar a frase "ou não" ao extremo!

Os dias ruins todo mundo tem
[...]
E eu espero a minha vez
A sua vez já foi! Deixe seu reinado com Restart ou Cine (outros plagiadores).

Tá vendo como a letra foi tão boa que deu pra dissecar cada frase? Melhor terminar isto com a Reza de Exorcismo. Adeusmetal.

Hallucination / Heresy / Still you run, what's to come, what's to be. / Cause I hunt you down without mercy / Hunt you down all nightmare long
Father, on bended knee, I ask thee / Raise thy hand / We, the sons of Odin / Await thy command / Born under the sign / Of the hammer we stand / And here we all may die / Our blood on the ground
Your curse is not my fear / Demons with you hear / I will escape your wrath

0 comentários:

Postar um comentário